Início » Blog » O que causa entupimento de esgoto?

O que causa entupimento de esgoto?

0
(0)

 

causa de entupimentos de esgoto

Entupimento de esgoto, quando acontece, é uma enorme dor de cabeça. Por isso, hoje em nosso BLOG falaremos sobre as diversas causas de entupimentos de esgoto residencial. Continue lendo e confira!

Dentre as várias causas de entupimentos de esgoto, podemos destacar: Restos de comidas e gorduras, sistema de esgoto inadequado, cabelo, soda cáustica, papel higiênico, fio dental e objetos.

Restos de alimentos e gorduras

Normalmente na pia da cozinha, acontece acúmulo de materiais, o que tende a obstruir a tubulação com o tempo.

Sistema de esgoto inadequado

Muitos transtornos podem surgir devido um sistema de esgoto não projetado e executado corretamente. Tubulações subdimensionadas, inclinações inadequadas, ligações incorretas, entre outros, são difíceis de corrigir e normalmente intervenções físicas são necessárias.

Por isso, a importância de se contratar um engenheiro para efetuar o projeto e acompanhar a obra.

Cabelo e pelo

No ralo do banheiro ou em pias normalmente os vilões são: cabelo e pelos.

Isso ocorre devido as moléculas do cabelo serem constituídas, basicamente, de uma proteína dura, a queratina. Para sua quebra é necessário muito tempo e com isso, surgem os entupimentos.

Com o tempo, ocorre o acúmulo desses materiais, se fazendo necessária uma manutenção para evitar mais entupimentos.

Soda Cáustica

Acredite! A Soda cáustica, que é encontrada no mercado como uma solução para desentupimentos é um dos maiores vilões do entupimento.

O que ocorre é que a soda cáustica solubiliza a gordura existente na tubulação, resolvendo o problema a curto prazo, porém, ela adere na parede do tubo, e com o tempo vai se misturando a gordura e solidifica.

Papel higiênico

Você pode pensar que o papel higiênico ao ser jogado no vaso sanitário, vai dissolver, porém não é bem assim. O sistema de esgoto não está preparado para esse tipo de material. O papel higiênico fica preso na tubulação e com isso, impede a passagem do esgoto.

Fio dental

Ao ser descartado na pia do banheiro, não dissolve facilmente e gera entupimentos na tubulação.

Objetos

Qualquer tipo de objeto que vá para tubulação pode causar danos, pois dependendo do seu tamanho, pode ficar preso na tubulação e gerar entupimentos.

Como identificar se o cano está entupido?

Quando estiver lavando banheiro, se atente ao nível da água nos ralos. Caso esteja acima do nível original de saída, pode ser um sinal de entupimento. Retire o ralo, para confirmar se não é apenas sujeira, caso contrário, provavelmente seu encanamento está entupido.

Observe os drenos, no caso de água voltando. Nesse caso, provavelmente, tenha algum entupimento no cano do esgoto.

Uma outra forma de descobrir é escutando seu encanamento, ou seja, preste muita atenção nos sons. Caso escute algo borbulhante ou outro ruído, é um sinal de obstrução.

Essas foram algumas dicas que selecionamos para que saibam dificultar, identificar e lidar com entupimentos. Porém, assim que identificar alguma obstrução, entre em contato com a Protec Desentupidora e solicite a ajuda de pessoas qualificados para essas situações.

Tentar resolver por conta própria, em muitos casos, além de não resolver, pode ainda prejudicar.

Então, Previna-se e Saiba como agir!

Leia também: O que fazer quando um esgoto entope?

Motivos para contratar uma desentupidora

Perguntas frequentes sobre desentupidora

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *