Início » Blog » Dicas para evitar problemas com sua caixa-d’água

Dicas para evitar problemas com sua caixa-d’água

  • osmando 
0
(0)

Dicas para evitar problemas com sua caixa

A caixa d’agua, normalmente, é instalada em ambientes de pouco acesso e ficam esquecidas, mas uma manutenção correta da caixa em si, e de seus sistemas de abastecimento, são importantes para evitar problemas futuros e gastos desnecessários.

Vazamentos podem ser evitados com uma manutenção correta, e assim, é possível uma redução na conta de água.

O conjunto é composto pelo encanamento, a caixa d’agua e hidrômetro. Todos devem passar por manutenção periódica.

Muitos são os possíveis problemas com esse sistema, desde boia com defeito, hidrômetro e vazamentos antigos e muito mais.

A caixa d’agua precisa passar por uma limpeza periodicamente, principalmente as instaladas na área externa das casas. Elas podem criar limo e precisar de higienização. Ter uma caixa d’agua suja pode prejudicar seu sistema e principalmente, gerar problemas de saúde sérios para todos que a utilizam.

E para te ajudar a evitar problemas com a caixa d’agua, elaboramos um post com dicas super valiosas. Continue lendo e confira!

Dicas valiosas sobre manutenção de caixa d’agua.

  • Inspeção na residência

No caso de uma conta de água ter um aumento exagerado e sem nenhum motivo aparente, vale a pena conferir a caixa d’agua e seu sistema de tubulação. Quando isso ocorre, um dos motivos pode ser um vazamento devido rachaduras, e levar a um aumento do consumo mensal. Fique atento! Paredes úmidas podem ser devido vazamentos.

  • Atenção com a boia de medição

Mesmo a boia de medição possuindo um sistema bem simples, pode apresentar transtornos sérios se não estiver funcionando corretamente. Com a boia é possível controlar a abertura e fechamento do registro de abastecimento. Quando a caixa está cheia, ela sobre e automaticamente o registro é fechado. No caso da boia não estar funcionando corretamente, a caixa d’agua sempre recebe água e causa um aumento do consumo. Essa peça não é cara e pode evitar gastos desnecessários com consumo elevado de água.

  • Caixa d’agua tampada

Deixar a caixa tampada evita que sujeiras caiam dentro dela. Isso pode parecer besteira, mas pode prejudicar a passagem da água.

  • Limpeza periódica

Para limpar caixa d’agua é necessário retirar a água de dentro dela, escoar bem, sempre observando se a sujeira saiu toda. Nunca use produtos químicos como sabão em pó, desinfetante e coisas do tipo, pois podem ser prejudiciais à saúde.

Depois de limpa, adicione 20 cm de água, pelo menos, e também 2L de água sanitária. Com essa mistura, é feita a esterilização da caixa d’agua, deixando limpa e higienizada.

  • Hidrômetro

Com o passar do tempo, esse equipamento também precisa passar por manutenção, pois pode enferrujar e perder sua funcionalidade. Com um aparelho em perfeitas condições e a limpeza da caixa d’agua feita de forma correta, todo o sistema estará protegido e problemas com a caixa d’agua e consumo elevado na conta serão evitados.

Leia também: Motivos para contratar uma desentupidora

Perguntas frequentes sobre desentupidoras

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *